Aposentadoria por idade e salário-maternidade só poderão ser solicitados por telefone ou internet

Aposentadoria por idade e salário-maternidade só poderão ser solicitados por telefone ou internet

Pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade, que hoje em dia podem ser solicitados presencialmente, a partir de segunda-feira (21) só poderão ser requeridos por telefone ou internet, segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .
O INSS utilizará as informações previdenciárias  que já constam em seus sistemas  para a análise do direito e concessão do benefício, que já é feita de forma automática desde setembro de 2017.
Com a mudança, os segurados poderão requerer esses benefícios por meio do site Meu INSS (inss.gov.br) ou pela Central 135. O cidadão que entrar em contato por um desses canais vai receber o protocolo de atendimento, sem precisar agendar data para ser atendido na agência. O acompanhamento dos pedidos de beneficio ocorrerá por meio dos canais eletrônicos e, somente se necessário, o segurado será chamado para ir a uma agência do INSS.
Outros serviços que antes eram atendidos de forma presencial nas agências, por ordem de chegada, também passarão a ser realizados somente com dia e horário marcados, a partir de 24 de maio.
O objetivo do Instituto é que haja a ampliação da concessão automática e mais agilidade no tempo de análise dos benefícios, possibilitando que o cidadão saiba de maneira mais rápida a resposta à solicitação feita.

Relação dos serviços que deverão ser agendados por telefone ou internet

  1. Alterar meio de pagamento
  2. Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  3. Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  4. Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  5. Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  6. Cadastrar Declaração de Cárcere
  7. Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  8. Cadastrar ou Renovar Procuração
  9. Cadastrar ou Renovar Representante legal
  10. Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  11. Desistir de Aposentadoria
  12. Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
  13. Pensão por Morte
  14. Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  15. Reativar Benefício
  16. Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  17. Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  18. Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  19. Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  20. Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  21. Transferir Benefício para outra Agência

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